quinta-feira, 10 de maio de 2012

Evolução da Grécia Antiga - Períodos... 30/03/12

Na aula do dia 30 de março de 2012, a professora nos ajudou a colocar em ordem com uma linha do tempo, a periodização da História Grega, cujo períodos foram chamados: Homérico, Micênico, Clássico e Helenístico. Além disso, os mitos e lendas da população Cretense ou Minóica também foram mencionados na aula deste dia.




PERÍODO MICÊNICO: (200 a 1500 a.C)




Refere-se à sofisticada cultura grega que se desenvolveu no continente grego. O nome deriva de Micenas, nome de um dos mais importantes centros regionais micênicos. Os micênios ou aqueus, pertencentes à raça indo-europeia, iniciaram a incursão ao território grego, chegando a conquistar completamente os habitantes autóctones, os pelágios
Ativos comerciantes, os micênios conquistaram a avançada ilha de Cretativeram dominante influência econômica e cultural sobre quase todos os povos do Mediterrâneo Oriental. Caracterizada por uma aristocracia de guerreiros, falava uma forma bastante arcaica dalíngua grega, o grego micênico. Diversas características da cultura micênica sobreviveram nas tradições religiosas e na literatura grega dos períodos Arcaico e Clássico
Micenas teve seu auge e foi a cidade mais próspera da Grécia por muitos anos, revolucionando as artes, a engenharia e a arquitetura. A invasão dórica é considerada a causa do fim da civilização micênica, iniciando a Idade Grega das Trevas ou o fim da Idade do Bronze.



http://www.facebook.com/pages/Civiliza%C3%A7%C3%A3o-






PERÍODO HOMÉRICO: (1500 a 3000 a.C)






O período Homérico recebe este nome devido à grande importância cultural que teve o poeta Homero, ao descrever os acontecimentos da época em suas duas grandes obras: a Ilíada e a Odisséia.  
É justamente nesse período que começa a divisão dos grupos familiares na Grécia Antiga. As famílias que tinham um descendente comum formavam um clã denominado geno. Estes se aglomeravam, formando as fratrias que, unidas geravam as tribos. Quando algumas tribos se aliavam, geralmente pela ameaça de um inimigo comum, era criada uma cidade-estado.



PERÍODO ARCÁICO:  (800 a 500 a.C)







é no Período Arcaico onde se dá a fase final de uma nova transformação social e estrutural. Os Genos foram extintos e deram lugar a uma concentração de terra pela aristocracia que passou a governar os gregos.
Juntamente com o poder dos eupátridas, membros da aristocracia, ocorreu o crescimento da população grega, a qual contava cada vez mais com um número de pessoas sem acesso às terras. Neste momento da história grega as pessoas passavam dificuldades por não ter onde cultivar seus alimentos de subsistência e de desfrutar de condições para sobreviver, com isso foi necessário que essa massa de pessoas sem posse de terra migrasse.
Até esse momento o comércio se caracterizava por ser uma atividade econômica própria do território grego, mas as dificuldades enfrentadas pela população que não recebiam o amparo necessário das pólis fez com que a dispersão das pessoas favorecesse à economia que era baseada na agricultura.




PERÍODO HELENÍSTICO: (33 a 36 a.C)




O período conhecido como helenístico  foi um marco entre o domínio da cultura grega e o advento da civilização romana. 
O período helenístico é caracterizada principalmente por uma ascensão da ciência e do conhecimento. A cultura essencialmente grega se torna dominante nas três grandes esferas atingidas pelo Helenismo, a Macedônia, a Síria  e o Egito. Mais tarde, com a expansão de Roma, cada um desses reinos será absorvido pela nova potência romana, dando espaço ao que historicamente se demarca como o final da Antiguidade. Antes disso, porém, os próprios romanos foram dominados pelos gregos, submetidos ao Helenismo, daí a cultura grega ser depois perpetuada pelo Império Romano.
Agora não havia mais limites entre os diferentes territórios, as diversas culturas e religiões. Antigamente cada povo cultuava seus próprios deuses, mas com a difusão da cultura grega tudo se transforma em um grande caldeirão sincrético, no qual misturam-se as mais variadas visões religiosas, filosóficas e científicas.




Cultura: Mitos e lendas da população Cretense ou 

Minóica .


Creta é a maior ilha e uma das treze periferias da Grécia. Está no sul do mar Egeu e é a segunda maior ilha do mar Mediterrâneo oriental e a quinta maior de todo aquele mar. Segundo um mito, era naquela ilha que vivia o minotauro. A capital da ilha é a cidade de Iráclio.

Esta é uma lista de soberanos Cretenses na mitologia grega:

§  Asterion
, marido de Europa

§  Minos
, filho de Zeus e Europa (Minos pode ter sido um rei mitológico ou pode ter sido um termo local para rei, semelhante à palavrafaraó no Egito)

, filho de Minos (ou de outro Minos)

§  Idomeneu
, neto de Minos


Nenhum comentário:

Postar um comentário