quinta-feira, 10 de maio de 2012

cap. 3) Fichamento de Leitura... 12/04/12

Na aula do dia 12 de abril de 2012, a professora colocou que fizéssemos uma leitura atenta do capítulo 3 do livro didático, colocando em tópicos aquelas partes destacantes para estudo. 


CAPÍTULO 3 - Cidade, cidadania, democracia: a experiência dos gregos (p. 61 à 82)

- Atualmente no Brasil a partir dos 16 anos de idade o cidadão pode exercer seu direito de voto, a escolha por meio do voto é uma das formas de exercer seus direitos de cidadão e participar da construção da democracia.

- Democracia representativa é o nome dado a escolha de representantes por meio do voto.

 - Fazer política é fazer escolhas. Dessa forma, a política faz parte do nosso dia-a-dia e do nosso contexto histórico e social e podemos participar dele através de intervenções. Política é feita em todos os lugares e a qualquer hora.

- Democracia significa governo do povo. O governo do povo baseia-se nos princípios da autoridade dos cidadãos e da igualdade do poder; um regime de governo que se caracteriza pela liberdade de escolha através da participação do povo no espaço público e do voto.

- Em Atenas para participar de assembleias, era necessário ser homem livre e filho de pai e mãe atenienses, estavam excluídos do exercício de cidadania os escravos, os estrangeiros e as mulheres, inclusive as esposas dos cidadãos gregos.

- A política, a arte, a filosofia, o esporte e a ideia de justiça eram tarefas dos cidadãos que por meio dessas atividades, participavam do espaço publico.

- Pólis, denominação da cidade – estado na Grécia antiga.

- Apesar de o mundo grego antigo ser dividido em varias cidades-estados elas tinham os mesmos costumes e culturas.

- Por volta de 2600 a.C., a maior ilha do mar Egeu Creta, era habitada pelos povos minoicos ou minoanos.

- Os cretenses criaram um império marítimo com grande desenvolvimento do comércio, dominavam a escrita e várias técnicas de construção e de linguagem artística.

- Os aqueus que por volta de 2000 a.C. ocuparam a região da península do Peloponese fundaram várias cidades entre eles Micenas, eram um povo guerreiro que construíram grandes fortalezas ao redor das quais se originaram núcleos urbanos.

- Por volta de1400 a.C. os aqueus acabaram por controlar o território minoico. Essa sociedade era governada por reis e contava com uma corte de nobres guerreiros sustentados por camponeses.

- Anax governante supremo da sociedade micênica que controlava toda a vida da população, o Anax era considerado um ser intermediário entre os deuses e os homens.

- O Período Homérico se deu pela invasão dos reis micênicos a cidade de Troia, após um cerco que durou dez anos, mas sua invasão começou a enfraquecer após a entrada dos dórios.

- No Período homérico, os centros urbanos eram pequenas aglomerações, onde os homens livres se reuniam para as atividades políticas e civis: eram o local do comércio e das cerimônias religiosas.

- Nessa época cresceu o número de escravos que eram utilizados em diversas atividades econômicas.

- No final do Período Homérico, cresceram os conflitos de posses de terra levando a desagregação dos clãs.

- Foi no período Arcaico que houve propriamente o desenvolvimento das cidades estados gregas politicamente independentes.

- Nessa época as pólis era uma comunidade político-religiosa. No centro das pólis havia um espaço aberto chamado ágora, local onde eram debatidos assuntos de interesses gerais.

- Havia muitas desigualdades e conflitos entre grupos e clãs. Os pequenos proprietários passavam por situações difíceis porque quando não conseguiam produzir para se manter, tinham que recorrer aos empréstimos, e se não pagassem, viravam escravos por dívida.

- Em 549 a.C., o estatuto do cidadão passou por uma série de reformas através das reformas de Sólon.

- Apesar das reformas de Sólon, as tensões e os conflitos sociais permaneciam, favorecendo o aparecimento dos tiranos. Os tiranos eram aristocratas que tomavam o poder das forças militares particulares, e contavam com o apoio da população mais pobre fazendo promessas de diminuição dos privilégios da aristocracia e combate ás desigualdades sociais.

- Depois do período de tiranias, surgiu outro legislador em Atenas, chamado Clístenes e que promoveu varias reformas.

- Clístenes concebeu o território ateniense, a Ática, com três tipos de divisão político – administrativa: as tribos, as trítias e os demos, essas divisões eram feitas sem distinção de riqueza.

- Os demos eram a menor divisão do território, os trítias, por sua vez, eram agrupadas em 10 tribos, nesse modelo de divisão de espaço, as tribos misturavam os cidadãos das várias regiões, reunindo pessoas da cidade, do litoral e do interior, e com diferentes graus de riqueza.

- Atenas era a maior e a mais poderosa pólis, porque tinha muitas colônias no estrangeiro. Havia duas classes de colônias: as colônias comerciais e as agrárias.

- Para ser cidadão em Atenas era preciso ser homem livre, nascido em Atenas e ter pais também atenienses.  

- As famílias mais ricas viviam na cidade, dedicando-se á política, á filosofia, ao esporte, enquanto suas terras eram trabalhadas pelos escravos.

- Os cidadãos mais modestos eram artesãos, donos de pequenas oficinas ou proprietários de pequenos lotes de terras, onde labutavam com a família.

- A mulher ateniense não era considerada cidadã. O casamento a transformava em um bem de troca, tal como outras riquezas móveis, que pertenciam sempre a um homem.

- Paideia:  educação que os jovens adquiriam um saber sem o qual a cidade e o espaço púbico não poderiam realizar-se.

- Os jovens espartanos entre 16 e 20 anos de idade passavam por uma série de rituais e rigorosas provas com caráter de iniciação. Entre elas a Krypteia, nela o jovem era obrigado a levar uma vida clandestina, durante o inverno tinham que dormir no chão, conseguir o próprio alimento, percorrer descalço o campo até o amanhecer, entre outras brutalidades.

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